quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Análise do Filme “Obrigado por Fumar” de Jason Reitman e Análise do Texto “Afinal, o que o mercado profissional quer de você?" de Maristela Mafei



Com o objetivo de definir o perfil profissional do assessor de imprensa nos dias atuais, o texto a seguir irá tomar por base o filme obrigado por fumar (Thank you for smoking) do autor Jason Reitman e o texto “Afinal, o que o mercado profissional quer de você?” de Maristela Mafei.
O filme é uma comédia, em que traz uma crítica velada aos lobistas. Loby é uma profissão legal nos Estados Unidos, porém proibida em outras partes do mundo, como no Brasil, pois conforme Mafei, “no Brasil ainda prevalece a ideia de que lobbie é uma atividade de troca de favores. Se uma empresa está interessada na aprovação de uma lei, oferece dinheiro ou vantagens aos deputados. Isso é crime”.
No filme quem exerce a profissão é Nick Naylor , que trabalha como porta-voz de empresas tabagistas. Mais afinal o que tem a ver loby com assessor de imprensa?
Loby é uma atividade que consiste em tentar influenciar políticas de governo em favor das empresas, enquanto que assessor de imprensa é alguém que trabalha com questões mais complexas do cotidiano, estabelecendo sempre estratégias que englobam iniciativas nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, e ele tem sempre a missão de proteger a imagem de seu assessorado, seja ela qual for, pois conforme oMaristela Mafei o “Assessor de imprensa tem que ter ginga para transitar com seus assessorados em diferentes mídias. E isso não significa, de forma alguma, que ele deverá atirar para todos os lados”. Mais sim, que tenha perspicácia para entender como funciona o sistema de produção de notícias, pois como porta-voz, junto a mídia, terá de planejar como será feita a exposição de seu assessorado buscando sempre a boa imagem.
Ao contratar um assessor de imprensa o empresário busca sempre a visibilidade da sua imagem ou o estabelecimento de sua marca no mercado. Decorrente disso, o profissional de assessoria deverá identificar os possíveis diferenciais de uma empresa, em termos de produto ou serviços, que sejam capazes de despertar o interesse da sociedade, bem como o dos veículos de comunicação.
É o que acontece no filme, embora Nick seja um lobista, ele tem sempre uma argumentação precisa, buscando lidar com as pressões do trabalho, mais especificamente com o senado norte-americano que tenta a todo instante prejudicar os negócios das indústrias de cigarro.
Ao tratar de uma temática preocupante “o cigarro”, de um lado está a indústria tabagista que no momento sofre uma queda nas vendas, e de outro lado, a luta do Estado, representado na figura do senador Ortolan Finistirre (William Macy), para inserir um signo visual (a caveira) e um verbal (veneno) no maço de cigarro. O embate entre o lobista e o Senador é presente no filme inteiro. Porém o lobista é extremamente profissional, e muitas vezes acaba abrindo mão dos seus princípios para defender as indústrias de cigarro.
Segundo Mafei “O mercado quer um profissional de assessoria de comunicação capaz de entender profundamente a atuação do assessorado, em áreas distintas, ou seja, um verdadeiro perito”. E isso Nick faz muito bem, porque ele não só atua na área, mais também busca compreender todo o contexto histórico da indústria do tabaco.
No filme ele é imparcial e faz tudo de maneira explícita, colocando sua carreira profissional acima da sua vida pessoal. Entretanto ao se envolver com a jornalista, ele acaba deixando vazar informações sigilosas da sua assessorada “indústria de cigarro”. O que acaba comprometendo seu profissionalismo, pois o bom assessor deve manter sigilo sobre as questões relacionadas ao seu assessorado. E neste trecho do filme ele não foi nem um pouco profissional, enquanto a jornalista mesmo utilizando métodos nada éticos para conseguir informação, desempenhou seu papel e conseguiu levar para o seu público uma boa notícia.
Mafei diz também que o bom “ assessor não deve ser passivo, mas antecipar cenários que possibilitem a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação”. No filme percebemos essa atuação de Nick quando ele recebeu a tarefa de levar um presente para o homem Marlboro, que está com câncer. Mesmo não querendo levar seu filho no encontro, ele levou e conseguiu tirar proveito da situação.
Outro fato interessante que percebemos é sua argumentação um tanto sutil com o homem Marlboro. Diante da recusa do homem Marlboro em receber o mala cheia de dinheiro, o lobista argumentou que: “a idéia é dar apenas um presente – sendo que sua própria culpa lhe impedirá que continue com as denúncias”.
A criatividade de Nick e a rapidez em sair de situações embaraçosas é perceptível o tempo todo no filme. E segundo Mafei “O posicionamento acertado da imagem de produtos e serviços colabora para que estes tenham maior aceitação entre os consumido­res a que se destinam”. Fato este que comprovamos nos argumentos do lobista quando defende o cigarro e um programa de TV, ele diz que não quer que o rapaz com câncer morra, pois perderia um cliente. Enquanto que os anti-cigarro os “do bem”, torce para que o rapaz morra, pois assim ganhará mais força na luta contra a indústria de cigarros.
É com respostas como essas que Nick foi ganhando respeito de seu assessorado, entretanto foi tratado como vilão o tempo inteiro, mesmo tendo argumentos inteligentes. Porém Nick soube deixar a empresa na hora certa, antes que sua imagem fosse afetada, o que comprometeria sua carreira.
Ao analisar o filme e o texto num todo é possível concluir que, o assessor nos dias atuais está sujeito a muitas variáveis, por isso tem quer ser perpicaz, polido e prático, e acima de tudo conhecer bem seu assessorado. Outro fato que ele precisa é se familiarizar com os públicos envolvidos (clientes e jornalistas) e dominar bem a técnica dos textos informativos.

Imagens tiradas do site: http://www.cinepop.com.br/filmes/obrigadoporfumar.htm

Um comentário:

Odair José disse...

Prezada Lucimara, fiquei feliz e alegremente surpreso com o seu blog. Quando estive ai em Alto Araguia e te conheci, vi o potencial que você tem para exercer a profissão que escolheu e que, com certeza, desempenhará muito bem...
Os textos estão maravilhosos e você demonstra uma boa organização na montagem dos textos...
Parabéns!!!
Quando tiver um tempo dê uma visita no blog que escrevo. Como Historiador apaixonado por cinema...não deu outra, nasceu o http://cinehistoriaojs.blogspot.com